Excelente opção de vinho para presente


Nesse final de ano, uma sugestão inovadora, criativa e muito bem-vinda pode ser escolher um rótulo diferente de vinho para presente. Muitas pessoas, optam por coisas tradicionais como livros, roupas, eletrônicos e perfumes. Mas, você pode escolher um vinho rosé e surpreender seus parentes e amigos. Já pensou?

O vinho é denominado como rosé quando feito de uvas tintas, mas deixado por tempo limitado em contato com as peles corantes. A sua coloração pode variar de rosa-bebê a vermelho opaco e profundo dependendo do tempo de maceração do sumo. Muitos passam no paladar como vinho branco, mas os aromas de frutas vermelhas e silvestres quase sempre delatam a origem tinta.

As bebidas mais leves, geralmente do Velho Mundo (Vale do Loire e Provence na França, e Navarra na Espanha) são vinhos delicados, refrescantes e ácidos, com aromas de frutas vermelhas. Os exemplares mais robustos (Vale do Rhône) têm sabores mais ricos e profundos, quase de vinho tinto, incluindo um toque tânico.

Uva Grenache

A uva Grenache é fonte de vinhos encorpados, suculentos, de alto teor alcoólico e sabores de cereja e pimenta. É a cepa tinta mais cultivada do mundo e na grande maioria das vezes usada em mesclas, portanto uma das mais populares. Ela impõe seus sabores grandes e reconfortantes. Originam vinhos rosés calorosos e consistentes.

O rosé pode ser uma boa pedida como vinho para presente porque é ideal para ser saboreado nas estações mais quentes do ano como Primavera e Verão. Refresca o paladar, acompanha pratos leves, pescados, grelhados e aperitivos com frutos do mar.

Está conquistando cada vez mais o paladar do consumidor brasileiro devido a ampla diversidade e qualidade dos variados rótulos disponíveis no mercado, ao clima tropical do país, e por ter uma personalidade mais jovem e fresca.

Três aromas

O especialista francês, Jean Lenoir, na sua obra “Le Nez du Vin” descreve com propriedade sobre os três aromas ligados à natureza da uva. Os primários como o vegetal, o floral e o frutado. Isso seria determinante assim como a tipicidade da uva, do solo (terroir), do clima e da vegetação ao redor do vinhedo. Os aromas secundários são oriundos no momento da fermentação, quando as moléculas da uva se transformam em leveduras. E, por último, os aromas terciários que acontecem durante o processo de envelhecimento nos barris.

Um dos tipos de vinhos que podem usufruir de todos os três aromas: primários, secundários e terciários é o rosé por ser resultante da fremantação do suco extraído de uvas tintas na qual há um curto contato das cascas com o mosto, com a finalidade de se atribuir um leve toque rosado à cor da bebida.

Vinho Rosé

Este vinho também pode ser obtido por corte através da mistura de um vinho branco com um tinto. Nos dois casos são fermentados junto às cascas, ao contrário dos brancos, cuja elaboração ocorre sem a presença delas. Assim, consegue-se a coloração final da bebida. Quanto mais tempo em contato com as cascas, mais forte será a cor do vinho. E quanto menos tempo, mais clara será a cor final do líquido. Portanto, esse tempo será determinante para a cor do vinho.

Para àqueles que não gostam tanto dos vinhos rosés, saibam que são vinhos tintos travestidos de brancos porque são feitos com uvas tintas, mas serve-se e bebe-se como vinho branco. São muito versáteis, abrangentes e gastronômicos porque podem ser bebidos sozinhos ou em drinques; antes, durante e após as refeições, além de acompanharem saladas, moquecas, mariscos, crustáceos, tartares e carpaccios de carne.

A Wine Lovers tem muitas opções de vinho para presente rosés:

Os vinhos mais pedidos são da vinícola francesa, Château de Brigue, como o Rosé Provance, com 40% Cinsault, 40% Grenache e 20% Cabernet Sauvignon. Aroma complexo, mistura de frutas vermelhas e flores. Na boca, bom ataque com notas frutadas e toque mineral com bom frescor. Perfeito com tapenade, pimentões, abobrinhas, tomates, berinjelas, assados, pescados com funcho e culinária japonesa.

Mais uma pedida é o Rosé Signature, com 40% Cinsault, 40% Syrah e 20% Grenache. Aromas de limão, peras e uvas. Na boca, sabor delicado de framboesa, morango e cereja. É redondo, fresco e persistente. Harmoniza com legumes assados, pescados assados, foie gras de pato com figos, tartar de atum, filé de peixe com especiarias e frutos do mar em geral.

Se quiser pode experimentar o Rosé Prestige, com 40% Grenache, 30% Mourvèdre e 30% Syrah. Cor clara e brilhante. Na boca, taninos lisos com sabores de groselha vermelha. Acabamento cítrico. Ideal com lagosta grelhada, frutos do mar, legumes frescos ou grelhados.

Da mesma vinícola temos o Rosé OAK, com 70% Mourvèdre e 30% Cinsault. Cor rosa brilhante. No nariz, bouquet de frutas vermelhas e especiarias. Na boca, presença marcante de cerejas com boa e prolongada complexidade. Acompanha bem confit de pato e carne bovina maturada.

Outra sugestão é o Rococó da vinícola chilena, Viña Von Siebenthal, com 40% Cabernet Sauvignon, 20% Merlot e 30% Cabernet Franc. Após a moagem, separa-se o mosto imediatamente. Em seguida, inicia-se a fermentação alcoólica e na sequência faz-se a clarificação e estabilização. Depois passa-se para o processo de fermentação em cubas de aço inox. Seu aroma é ao mesmo tempo cálido e fresco, começa com notas de frutas vermelhas confitadas, como morangos e framboesas e aos poucos percebe-se algo de especiarias, mel e caramelo. Tem um final agradável de aroma de marrasquino. Na boca é volumoso, sedoso e concentrado. Muito equilibrado para harmonizar com frutos do mar, grelhados e assados.

Temos também o Finca Altorfer Malbec Rosé da vinícola argentina, Viñas Don Martin (www.vinasdonmartin.com), com 100% Malbec. Tem vinificação artesanal, maceração a frio longa para obtenção de maior extração de cor, taninos e aromas. Possui aromas complexos, com notas florais e frutadas. De corpo médio e boa acidez, com final macio e persistente. Ideal para acompanhar coquetéis, pratos com frutos do mar, camarões e carnes grelhadas.

Da vinícola espanhola, Bodegas Bleda temos o Castillo de Jumilla Rosé com 100% Monastrell. De cor salmão rosa, nariz limpo e poderoso com aromas intensos de morangos e rosas. Na boca, amplo começo e textura elegante. Sabores de frutas persistentes e bom acabamento. Combina com frutos do mar, cogumelos, atum salgado, carnes macias e leves.

Como espumante rosé temos da vinícola espanhola, Bodegas Romale, o Cava Vinã Romale Rosé, com 100% Garnacha. Fermentação em cuba de inox e maceração a frio com as cascas e o mosto por 10 horas. Aromas intensos de frutas vermelhas. Na boca é redondo e equilibrado. Harmoniza com mariscos, patês, aperitivos, saladas, pescados e carnes brancas suaves.

Para terminar muito bem acompanhado, a Champagne Camille Philippe Rosé, da vinícola francesa Dom Caudron, com 80% Pinot Meunier, 10% Chardonnay e 10% Meunier. Borbulhas em abundância, finas e elegantes. Notas cítricas de frutos vermelhos, nuances de mel e brioche. Na boca, cremoso, untuoso e com bela acidez. Muito bom sozinho quanto em jantares e festas, até na sobremesa com crumble de morango.

Viram que opções de vinho para presente não faltam no nosso portfólio. Experimente novos sabores, locais e descubra mais sobre este incrível mundo dos rosés!

0 visualização

32 99987-2728

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

© 2018 Wine Lovers